2.5. Documentação
No contexto desafiador do ambiente digital surgem ferramentas essenciais para a tomada de decisões informadas e a minimização dos impactos negativos.
Para tanto a Instrução Normativa No. 3 (IN03) do GSI/PR de 28 de maio de 2021, no Art 12, estabelece o processo de gestão de riscos segurança da informação terá que disponibilizar para a organização os documentos:
plano de gestão de riscos de segurança da informação
relatório de identificação, análise e avaliação de riscos de segurança da informação e
relatório de tratamento de riscos de segurança da informação.
Já o Art. 13 da IN03 o Plano de Gestão de Riscos, terá que considerar:
a abrangência da aplicação da gestão de riscos delimitando seu âmbito de atuação e os ativos de informação que serão objeto de tratamento;
a metodologia a ser utilizada deverá contemplar, no mínimo, critérios de avaliação e de aceitação de riscos;
os tipos de riscos;
o nível de severidade dos riscos;
um modelo de relatório de identificação, análise e avaliação dos riscos de segurança da informação com as orientações para sua elaboração, e
um modelo do relatório de tratamento de riscos de segurança da informação com as orientações necessárias para sua elaboração.
§ 1º O plano de gestão de riscos da segurança da informação deve ser regularmente revisado a fim de manter atualizados os riscos relativos aos ativos de informação.
§ 2º O processo de implementação do plano de gestão de riscos de segurança da informação deverá considerar dentre outros aspectos as recomendações de mudanças em relação aos critérios de aceitação de riscos a abrangência da atuação do plano, as ações de segurança da informação e as atividades de tratamento de riscos previstas.
O Plano de Gestão de Riscos, o Relatório de Identificação de Riscos e o Relatório de Tratamento de Riscos emergem como elementos estratégicos importantes para a organização gerenciar os riscos. Esses elementos possibilitam uma compreensão holística dos desafios, bem como fornecem uma estrutura para antecipar, enfrentar e gerenciar proativamente as incertezas.
Last updated