7.5. Compliance
A área de Compliance desempenha um papel essencial no contexto da Segurança da Informação e Segurança Cibernética, direcionando as organizações para o seu alinhamento com regulamentações, normas, políticas internas e externas, bem como padrões de conduta estabelecidos no tema relacionado com a segurança.
A complexidade das ameaças cibernéticas e as crescentes preocupações com a privacidade dos dados tornam a conformidade um elemento fundamental para assegurar a proteção dos dados e informações, bem como a confiança das partes interessadas.
No âmbito da Segurança da Informação, o compliance busca assegurar que as práticas e medidas de segurança estejam em conformidade com regulamentações como a GDPR (Regulamento Geral de Proteção de Dados) na União Europeia e a HIPAA (Lei de Portabilidade e Responsabilidade de Seguros de Saúde) nos Estados Unidos, entre outras.
No contexto da Segurança Cibernética, o compliance desempenha um papel essencial para que as organizações adotem medidas de prevenção, detecção e resposta a incidentes cibernéticos.
O cumprimento de regulamentações específicas para a cibersegurança, como a NIST Cybersecurity Framework nos EUA, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e o Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI), no Brasil, ajuda as empresas a mitigar riscos cibernéticos e a estabelecer uma abordagem sistemática para lidar com ameaças no ambiente digital.
As ações para assegurar o compliance relacionado com as regulamentações da área de segurança fortalece a resiliência das organizações contra ameaças digitais, bem como demonstra o comprometimento da organização com a segurança e privacidade dos dados e informações.
Last updated